Entre os dias 18 e 28 de agosto de 2024, recebemos a visita de membros da Associação “Przyjaciół Budowlanki” da cidade de Inowrocław, Polônia, para a execução da primeira etapa de campo do projeto de conservação do patrimônio histórico-cultural e do inventário dos cemitérios poloneses na antiga Colônia Rio Claro, no município de Mallet.
O projeto, que tem o Grupo Folclórico Polonês Mazury como instituição parceira no Brasil, foi aprovado e cofinanciado pelo Instituto Nacional do Património Cultural Polonês – POLONIKA, instituição cultural vinculada ao Ministro da Cultura e do Patrimônio Nacional da Polônia.
Nesta fase, além das instituições responsáveis pelo projeto (Associação “Przyjaciół Budowlanki” e Grupo Mazury), contamos com a valiosa colaboração de pesquisadores da Universidade Nicolau Copérnico em Toruń, da Academia Polonesa de Ciências de Varsóvia, apoio acadêmico do Observatório Polonês da Unespar, além do suporte logístico local oferecido pela Secretaria de Cultura de Mallet.
A etapa inicial consistiu na coleta de dados para a realização de um inventário em dois cemitérios localizados na Colônia Duas, além de uma visita técnica a outros cemitérios locais para identificar pontos de vulnerabilidade na preservação do patrimônio e da memória da imigração polonesa no município.
Este projeto integra um conjunto de ações promovidas pelo Grupo Mazury, cujo objetivo é contribuir para a preservação da história da colonização e do patrimônio polonês em Mallet.