Nossa Sede
Construído em 1914 como o principal centro cultural da cidade, o antigo Clube Literário Recreativo Malletense teve papel fundamental na história local e na trajetória do grupo. Foi neste espaço que, já nos primeiros anos de existência, o Grupo Mazury iniciou seus ensaios e, mais tarde, tornou-se seu proprietário.
O prédio passou por reformas significativas nas décadas de 1960, 1980 e, em 2020, foi completamente reconstruído e ampliado, com apoio financeiro do Ministério das Relações Exteriores da Polônia atrevés da Stowarzyszenie “Wspólnota Polska“. A nova estrutura transformou-se no mais imponente centro cultural inteiramente dedicado à preservação da cultura polonesa no Brasil.
O projeto arquitetônico resgatou elementos do estilo das construções da época da chegada dos imigrantes poloneses, integrando tradição e modernidade. Hoje, o espaço conta com ampla sala de ensaios, salas para oficinas e eventos, salas de aula para o ensino da língua polonesa e música, biblioteca e áreas de convivência.
Em 2025, o agora Clube Cultural Polonês Malletense, sede do Grupo Mazury, foi reconhecido oficialmente como Ponto de Cultura, passando a integrar a lista do Ministério da Cultura no Brasil entre os mais importantes espaços culturais do país.
História
A história do Clube Malletense é antiga, foi fundado em 1914 e ao longo dos anos seguintes se tornou um importante ponto cultural na cidade.
No início dos anos 90 o prédio, já necessitando de reformas, realizou sua última atividade como sociedade, vindo a ser praticamente abandonado nos anos seguintes. O clube sofreu em seguida com o abandono e o vandalismo, vidraças foram quebradas, mesas e cadeiras antigas foram furtadas em empréstimos que nunca mais retornaram, o assoalho de madeira foi atacado por cupins e instalações de água e luz foram danificadas e desligadas por falta de pagamento.
O Grupo Mazury reconhece o significado histórico e cultural que o antigo Clube Malletense representa para o município, assim como a sua relevância para a continuidade das atividades folclóricas do grupo. Por isso, manteve como objetivo a reforma completa deste espaço, garantindo que siga servindo à Cultura em Mallet.
O grupo Mazury nasce em 1993 e neste início não possuía um local próprio para o ensaio, realizando suas atividades no pavilhão da Igreja São Pedro, escolas e salas comerciais emprestadas.
Não demorou muito para que a necessidade de um espaço levasse o Grupo Mazury até o Clube Malletense, já sem utilização para eventos. Durante os primeiros anos, o grupo utilizava o clube na condição de empréstimo, realizava a manutenção do local, limpeza e pagamento de luz.
Alguns anos mais tarde, os problemas do assoalho causados por cupins se agravam e, por segurança, tentativas de transferir os ensaios para outros locais foram realizadas, mas sem sucesso. Além da dificuldade de encontrar outro espaço amplo, o grupo já estava adaptado ao Clube Malletense onde tinha maior liberdade para suas atividades. Aos poucos, o local foi também se tornando uma segunda casa para os integrantes do grupo, que se encontravam todos os finais de semana para os ensaios.
Na década seguinte, nenhum evento público foi realizado no clube e o Mazury passa a utilizar exclusivamente para seus ensaios. Neste período, por diversas vezes o grupo também se reunia para limpeza do local. A ausência e abandono dos sócios, proprietários do clube, levou o Grupo Mazury a realizar pequenos reparos para que pudesse utilizar o espaço.
Em 2006, chapas de compensado foram compradas pelo grupo e fixadas no centro do salão para cobrir as áreas fragilizadas do assoalho e evitar acidentes.
A partir do ano de 2008, o grupo teve um grande crescimento no número de dançarinos nas categorias infantil e juvenil, crescia também a preocupação com a segurança de todos que utilizavam o espaço. Alguns anos mais tarde, no início de 2014, a diretoria do grupo realiza novas intervenções. Um mutirão foi realizado para a limpeza completa do clube, vidros quebrados das janelas foram substituídos e uma nova instalação hidráulica foi instalada.
O grupo Mazury assumiria então, a tarefa de zelar pelo antigo clube Malletense. A preocupação com o futuro do local, o desejo de que o clube continuasse sendo um ponto de importância cultural na cidade e o crescimento do grupo, levaram o Mazury a solicitar juridicamente a aquisição da propriedade. Em 2016, uma sentença judicial sem contestações atribuiu o Grupo Mazury como proprietário oficial. A partir desta data, iniciam os projetos e busca de recursos para uma ampla reforma visando a segurança e condições para realização das atividades.
A reconstrução e ampliação
Os reparos realizados em 2014 permitiram que o Grupo Mazury continuasse desenvolvendo suas atividades em condições um pouco melhores. No entanto, tratou-se de uma intervenção parcial, distante da reforma completa necessária para garantir a segurança e a preservação do espaço. Em razão da limitação de recursos, muitos problemas permaneceram: as infiltrações no telhado continuaram frequentes, a antiga instalação elétrica ainda precisava ser substituída, e os banheiros e a cozinha seguiam em situação precária, sem oferecer as mínimas condições de uso.
Apesar dessas dificuldades, o trabalho e a dedicação dos integrantes do Grupo Mazury trouxeram resultados expressivos, que se refletiram no fortalecimento institucional. Não por acaso, nos anos seguintes o grupo alcançou importantes conquistas, entre elas a participação em eventos na Polônia por três anos consecutivos até 2019, com destaque para as edições do Festival Mundial de Folclore em Rzeszów (2017 e 2019) e a outorga do Prêmio “Oskar Kolberg”, em Varsóvia, no ano de 2018.
Nesse período, o Mazury também ampliou significativamente suas atividades culturais. Além da dança folclórica, passaram a ser oferecidas oficinas de canto, música, língua polonesa, ações de pesquisa acadêmica, preservação patrimonial e iniciativas de intercâmbio cultural entre o Brasil e a Polônia.
Esse crescimento aproximou ainda mais a comunidade polonesa de Mallet da Polônia e despertou a admiração de instituições internacionais. Entre elas, a Associação Wspólnota Polska, que em julho de 2019 realizou no Brasil a 1ª Conferência Jovem-Polônica na América Latina e, em seguida, visitou a sede do Grupo Mazury em Mallet. Na mesma época, a convite do grupo, uma delegação do Ministério das Relações Exteriores da Polônia também esteve presente na cidade, em um encontro que marcou o início dos investimentos em infraestrutura voltados à preservação das instituições polonesas em Mallet.
No ano seguinte, em 2020, tiveram início as obras de reforma e ampliação da sede do Grupo Mazury. O projeto recebeu apoio decisivo do Ministério das Relações Exteriores da Polônia, que foi responsável por cerca de 50% dos recursos investidos.
Carregando fotos…
Erro ao carregar as fotos. Verifique se o álbum está público.
















Você precisa fazer login para comentar.