Em 2020 o grupo Mazury é “Muito mais que Folclore” e diversifica as suas atividades com a criação do Grupo de Estudos Polônicos, que ficará responsável pela construção do Arquivo Histórico Polonês em Mallet.
Sobre o GEP – Grupo de Estudos Polônicos
É formado por estudantes de graduação e pós graduação, professores e profissionais formados em diferentes áreas, que participam do Grupo Mazury e que desejam contribuir com o seu conhecimento para desenvolver projetos e trabalhos de pesquisa relacionados com a cultura polonesa.
A ideia de um grupo de estudos surgiu no início de 2019 por interesse dos integrantes do Grupo Mazury em preservar a história da colonização polonesa em Mallet e promover ações que possam contribuir para o desenvolvimento da região.
Em julho do mesmo ano, por ocasião da 1ª Conferência para Descendentes Poloneses na América do Sul, promovido pela Associação Wspolnota Polska, a ideia ganhou força. No mês seguinte, em agosto, o Grupo Mazury firma um acordo de cooperação em Varsóvia com o “Klub Studenta Polonijnego” da “Stowarzyszenie Wspólnota Polska”. O acordo prevê a colaboração recíproca entre estudantes vinculados às duas instituições.
Em 2020, inicia oficialmente a primeira atividade do GEP, com a proposta de construir o Arquivo Histórico Polonês do município de Mallet.
Sobre o Arquivo Histórico Polonês
É um projeto lançado em fevereiro de 2020 pelo GEP (Grupo de Estudos Polônicos) do Grupo Folclórico Polonês Mazury e tem como principal objetivo a construção de um amplo acervo histórico da comunidade polonesa e polônica em Mallet.
O Arquivo Histórico Polonês terá, por sua vez, fundamental importância para o resgate e a preservação histórica da cultura polonesa em Mallet, além de nortear futuras ações e investimentos na cidade.
Entre os principais objetivos estão:
- Coletar dados e efetuar o registro em um banco de dados.
- Disponibilizar e facilitar o acesso público à informação.
- Apresentar resultados e dados demográficos regionais.
- Preservar documentos e registros históricos.
- Fornecer assistência aos descendentes de famílias polonesas no processo de obtenção de informações.
Um trabalho de pesquisa multidisciplinar que envolve estudantes universitários e profissionais de diversas áreas que estão vinculados ao Grupo Mazury com conhecimento ou interesse nas seguintes áreas:
- Pesquisa Demográfica,
- Pesquisa Genealógica,
- Pesquisa Etnográfica,
- Estatística,
- Linguagem de programação em Banco de Dados (SGBDs)
- Design gráfico
Devido o alto grau de complexidade na execução, o projeto não tem data definida para a consolidação da sua base de dados, e sua implementação será gradativa e dividida em duas etapas:
- A primeira etapa é o recenseamento demográfico que tem como principal objetivo, identificar o número de famílias de origem polonesa residente em Mallet, sobrenomes, dados de imigração e migração.
- A segunda etapa será para identificar as conexões familiares entre cada indivíduo e dados de origem (como por exemplo a cidade de origem na Polônia e data de emigração para o Brasil).
A escassez de documentos certamente tornará esta etapa mais complexa e demorada. No entanto, são esperados resultados promissores.
A plataforma “RODZINA”
O grupo Mazury também está desenvolvendo a plataforma “Rodzina”, site que permitirá o acesso aos resultados obtidos e dados do Arquivo Histórico, estará disponível no endereço rodzina.grupomazury.org.
.
Você precisa fazer login para comentar.